Skip to content

Rinites e Sinusites

Rinites e Sinusites

As doenças inflamatórias das vias respiratórias geralmente começam no nariz.

Doenças como a rinite alérgica e a rinosinusite crónica têm um impacto muito significativo na qualidade de vida das pessoas e o seu diagnóstico e tratamento precoces pode prevenir a evolução e a exacerbação de doenças pulmonares associadas.

A Rinite é uma doença inflamatória aguda ou crónica da mucosa nasal clinicamente caracterizada pela presença de:

  • rinorreia (corrimento nasal, secreções, pingo no nariz)
  • obstrução nasal (nariz entupido, congestão nasal)
  • prurido nasal (comichão no nariz) e/ou
  • esternutação (crises de espirros)

 

Estes mesmos sintomas que definem a rinite podem igualmente representar as funções nasais normais de defesa do nariz e podem virtualmente, ser experienciados por qualquer um de nós de quando em quando. Assim, os limites entre o estado normal e o patológico às vezes é difícil de definir na prática clínica. De acordo com o documento da ARIA (Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma) o diagnóstico de rinite é estabelecido quando um ou mais dos sintomas acima mencionados ocorre durante dois ou mais dias consecutivos durante mais de uma hora na maioria dos dias.

A Rinite, particularmente a Rinite Alérgica que é o tipo mais frequente de rinite, raramente surge isolada. Deste modo, no doente com rinite é frequente a presença de outras patologias do espectro da doença alérgica como a asma e a pele atópica, bem como distúrbios anatomicamente relacionados com o nariz, como a sinusite, alterações do olfato e do paladar, hipertrofia das amígdalas e dos adenoides e doenças inflamatórias do ouvido médio. 

A presença dos sintomas de rinite pode também, através de vários mecanismos, contribuir para perturbações do sono, roncopatia e apneias noturnas causando fadiga, sonolência diurna, cefaleias e dificuldades no desempenho cognitivo.

Muitos doentes passam meses e anos das suas vidas sem saber que o que os perturba é uma rinite e que é possível e desejável respirar bem pelo nariz!

A Rinite é uma doença muito frequente que se estima afetar cerca de 20 a 40% da população adulta em países industrializados. O grupo de estudos do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) revelou uma tendência mundial para o aumento da prevalência da rinite em crianças e adolescentes.

Em Portugal, a rinite é igualmente prevalente. Num estudo que incluiu um total de 6834 indivíduos, estimou-se que 26% da população Portuguesa entre os 16 e os 96 anos de idade têm rinite e que esta está subdiagnosticada uma vez que apenas 9.4% dos inquiridos admitiu ter sido diagnosticado por um médico.

Partilhe e siga as redes sociais:

Tem dúvidas? Contacte!

Estou disponível para responder às suas questões.